Ed Motta, conhecido por prezar sempre o mundo analógico das gravações (o disco Entre e Ouça é um exemplo absoluto dessa predileção), mas ao mesmo tempo sempre antenado com os lançamentos e modernidades das gravações digitais, está se aventurando em mixar digitalmente o novo álbum "Piquenique".
Segundo nos conta Manoel Dantas, correspondente musico-tecnólogo do Blog, Ed está fazendo uso do Pro-Tools, ferramenta comum em
estúdios do mundo todo, e de plugins desenvolvidos por Roger Nichols (engenheiro de vários discos do Steely Dan, bem como da carreira solo de Walter Becker & Donald Fagen, cérebros do SD).
Ed parece ter aprovado este mundo digital, que se aproxima do universo analógico de maneira bem convincente. Sem falar na principal vantagem, que é a de não precisar ficar ligando racks imensos e nem fazer uso de processadores de efeitos caros e espaçosos.
Segundo nos conta Manoel Dantas, correspondente musico-tecnólogo do Blog, Ed está fazendo uso do Pro-Tools, ferramenta comum em
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqAzkkZcGfqzBwlv8SEdrBslt3VSwLxi5fH5ABQ7YhpjpTrqKCUinuWxNYcKDrAvFISpemAka4T9VBszkAzfafRagOEZ7LPDGNs-4FSByNH5NC1KX8ioGVpBT1zKAUMjQTC5PsjKalp1fZ/s200/ed-digital.jpg)
Ed parece ter aprovado este mundo digital, que se aproxima do universo analógico de maneira bem convincente. Sem falar na principal vantagem, que é a de não precisar ficar ligando racks imensos e nem fazer uso de processadores de efeitos caros e espaçosos.
Outro sotware adotado por Ed é o Reason, da Propellerheads, que simula inúmeros sintetizadores, muitos dos quais os famosos analógicos tão queridos por ele, e por todos que amam o mundo vintage.
Também visível a vantagem de poder ter, a poucos cliques de distância, o som de milhares de intrumentos famosos, antigos e grandes, como os órgãos CX-3 e um Hammond portátil, os quais Ed possui na versão 'real' (podendo fazer comparações 'in loco').
Na foto, Ed se divide entre seu Arp Odissey o Mac, repleto de softwares de emulação de periféricos.
Também visível a vantagem de poder ter, a poucos cliques de distância, o som de milhares de intrumentos famosos, antigos e grandes, como os órgãos CX-3 e um Hammond portátil, os quais Ed possui na versão 'real' (podendo fazer comparações 'in loco').
Na foto, Ed se divide entre seu Arp Odissey o Mac, repleto de softwares de emulação de periféricos.