Dica de saudável leitura: o ótimo blog do Antonio Carlos Miguel, um dos melhores (se não o melhor) críticos musicais do Brasil. Clique no banner para ler e adicione aos seus favoritos. Vamos deixar um link fixo aqui no Bloptical para o blogquasedeliriosentimusical do ACM. É leitura diária obrigatória pra quem quer saber da boa música brasileira e do mundo. E aproveitamos para agradecer por ter linkado este humilde blog em sua coluna!
Bem Longe -- Relembrando um show da cantora Gal Costa de 2002, em São Paulo, em que ela convidou Ed Motta para uma participação mais do que especial. Ed cantou, tocou seu Fender Rhodes e até comemorou o show com um selinho na cantora. Mais informações, visite o site Cifraclubnews.
Em entrevista ao Portal Acanto, Ed Motta comenta as sutilezas e grandiosidades do álbum Desbunde Total, de Johnny Alf, de 1978 - para conhecer melhor este disco, visitem este link -. Ed destaca - e cantarola - as faixas 'Olha aí' e 'Anunciação', e alça o compositor ao mesmo patamar de Moacir Santos e outros gênios. Recentemente, a Folha lançou uma coletânea de Johnny Alf, com seus sucessos mais bossanovistas. Aqui, no vídeo, Ed comenta sobre a faceta mais progressiva e inovadora de Alf. Confiram.
Dando continuidade ao projeto de lançar um álbum duplo onde cantores e cantoras desfilam versões de um músico consagrado, a Som Livre joga no mercado os discos Chico Buarque por Eles e Chico Buarque por Elas. A história é a mesma: caçaram covers em álbuns diversos, fuçaram no meio dos songbooks de Chico, e fizeram uma coletânea dupla separada por gênero... Ed Motta, que sempre foi e é convidado para prestar homenagens aos grandes compositores de nosso Brasil, comparece aqui com uma releitura de Bye Bye Brasil (Chico Buarque e Roberto Menescal), acompanhado de João Donato ao piano. O clima salsa rebuscada da versão contrasta com a letra, que relembra inclusive a época em que Ed Motta deu bye bye ao Brasil, e foi morar em NY um tempo. Metais em brasa e percussão constante contribuem para o clima latino e contagiante da música. Confira o time todo abaixo: Ed Motta: Voz Altair Martins : Trompete André Rodrigues : Baixo Elétrico Daniel Garcia : Saxofone Tenor Dom Chacal : Percussão Henrique Band : Saxofone Barítono Jessé Sadoc do Nascimento : Trombone João Donato : Piano Ricardo Pontes : Saxofone Alto Sidinho Moreira : Percussão
Opinião minha: seria melhor adquirir o disco original (Chico Buarque Songbook volume 8, editado pela Lumiar discos), mas pela dificuldade em achar este CD, siga o link para ir para a pagina da Som Livre para comprar a coletânea. Som Livre - Chico Buarque por Eles e por Elas.
Vale lembrar que Ed já gravou outras músicas de Chico Buarque: No Cd Edu Lobo Songbook vol. 2., A música Bancarrota Blues é uma parceria entre Chico e Edu; E Imagina e Olha Maria são músicas da dupla Tom Jobim/Chico Buarque, que foram registradas para os álbuns Tom Jobim Songbook vol.3 e vol. 5.
Ed Motta publicou no seu site uma singela dedicatória para o cantor e compositor Zé Rodrix, falecido dia 22 de maio último, autor de, entre outras, Casa no Campo, regravada por Elis Regina (este é o cartão de visitas do Zé, mas o cara é muito mais que isso!). Segue abaixo o texto do Ed:
Foto:Drika Bourquim
Cultura musical? Como a do Zé Rodrix é bastante rara. Tocar no piano trechos intrincados de musicais da Broadway, música clássica-moderna e ainda saber TUDO de cultura Pop, Iron Butterfly, Spirit com o carimbo de quem fez parte da estética dessa época.
Conheci Zé Rodrix pelo viés gastronômico em Tiradentes,MG, num evento organizado pelo expert Mauro Marcelo Alves. O Zé ia apresentar sua saborosa receita de lasanha de bacalhau, eu tive a honra de fazer parte da brigada de ajuda ao dublê de Chef, que enquanto preparava o prato cantou trechos do Passaro de Fogo do Stravinsky, temas do Young Rascals, etc.Tive a oportunidade de visitar a casa dele em Sampa no bairro do Sumaré, meu sonho de consumo: uma casa ao lado da moradia oficial lotada de livros e discos. Isso seria natural para os que transitam no mundo da arte, mas a verdade é que a grande maioria dos artistas, por incrível que possa parecer, não dispensa atenção às artes principalmente ao que não é vigente, corrente, "da moda".
Zé Rodrix tinha cultura profunda de música, cinema, teatro, literatura e de quebra uma inteligência cativante, eloquente, que eu tive a sorte de compartilhar.Conheci Marya Bravo, filha do Zé, que é uma cantora de timbre e técnica impecáveis no 7 O Musical, o que mais uma vez me aproximou do Zé. Hoje vejo que meu amigo atinge o plano espiritual, uma alma como a do Zé não vira estrela, é uma constelação esfusiante com brilho eterno.
O Manual Prático para Festas, Bailes e Afins, Vol.1, foi citado.
Eu, ainda não li e achei caro demais, já que a obra original, 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer, custa em média 45 reais. E ainda tem a justificativa, que parte da obra, vai para a caridade.
Fica difícil a aquisição do livro do Gavin, além do valor absurdo, ter na lista, um disco tributo a Odair José, (nada contra, mas não era para ser de obras originais? ), e Tati Quebra Barraco é realmente de se pensar como a fórmula de livros de listas, virou um grande filão editorial.
Clique na imagem para baixar um playback da música "You're Supposed to...", do Ed Motta, feito por mim. Programa utilizado: Fruit Loops Plugins: Bateria Junn JM-1 (clone da Linn Drum usada na faixa original) Broomstick Bass (som de Arp Odyssey), Morphine para as guitarras, e teclados, Lounge Lizard para o Rhodes, Pianoteq, e vários plugins de efeitos. Com certeza, tem vários erros, e o timbre de alguns instrumentos está longe do original, mas dá pra brincar de karaokê com esta faixa 'anos 80 total' do disco Chapter 9.
Sugestões, elogios e críticas, use o 'feedback' abaixo!